segunda-feira, 31 de outubro de 2022

MORADORES DO BAIRRO NHAMAIABWE NA ZONA DE EXPANSÃO PASSAM A BENEFICIAR DE UMA FARMÁCIA

Texto: Edson M’ponda 



O Presidente do Conselho Municipal da Cidade do Dondo, Manuel Chaparica, procedeu no passado dia 24 de Outubro, a inauguração oficial de mais uma loja da rede de farmácia designada Farmácia Nhamaiabwe, localizada no bairro do mesmo nome na zona de expansão. 

Intervindo no local, o Edil do Dondo, destacou o grande impacto do estabelecimento naquele bairro e na cadeia de vendas de medicamentos, através da disponibilização de medicamentos em boas condições em tempo útil para os munícipes, em particular da zona de expansão.

Com a inauguração da mais recente farmácia, a autarquia do Dondo passa a contar com seis  farmácias privadas.

Chaparica cortando a fita no acto inaugural






sexta-feira, 21 de outubro de 2022

MUNÍCIPES DA CIDADE DO DONDO SATISFEITO COM A GESTÃO DO ACTUAL ELENCO



Depois de muito tempo de espera, munícipes voltam as ruas do Dondo com mais tranquilidade e segurança na calada da noite. 

Texto: Edson M’ponda 

O Conselho Municipal da Cidade do Dondo adquiriu recentemente mais de 300 candeeiros para reforçar a iluminação pública nas principais artérias da Cidade e em alguns pontos mapeados e identificados pelos vários munícipes dos 10 bairros daquela urbe.

Com está aquisição, o CMD espera acabar com a criminalidade que tem colocado em causa a vida de muitos munícipes que se fazem a rua de noite por trabalho ou por escola. 

Por um lado, Faruk Gani, vereador para área de Construção, Urbanização e Infra-estrutura, garantiu aos presentes no acto da instalação dos candeeiros, que o CMD tem em vista e no seu programa quinquenal expandir a rede de iluminação pública adquirindo mais 1500 candeeiros.

Por outro lado, a edilidade espera dos munícipes responsabilidade e cooperação no sentido de denunciar caso de vandalização dos postes e seus respectivos candeeiros.



Para a materialização deste acto, o CMD contou com o apoio da Eletricidade de Moçambique (EDM) e parceiros.


terça-feira, 18 de outubro de 2022

IDOSA MORTA PELO SEU PRÓPRIO FILHO NA ZAMBÉZIA

 Idosa dos seus 90 anos de idade foi morta pelo seu próprio filho na Zambézia 

Texto: Celso António 



Jovem dos seus 30 anos de idade está sub custódia policial na Zambézia acusado de ter matado a sua mãe por falta de insuficiência de dinheiro . Falava o porta-voz da PRM na Zambézia sidiner lonzo nesta segunda - feira (17) de setembro como têm sido habitual às ocorrências das 72 horas  

Caso ocorreu no distrito de Ilê- província da Zambézia segundo conta a polícia o jovem pautou pela agressão física contra a mãe porque a mãe negou dar dinheiro no valor de 500 MT a ela e ele golpeou a mãe até a sua morte.  Texto Celso Antônio.

PRM DE LUTO EM SOFALA

 Membro da PRM perde a vida Após a viga de coroamento da varanda cair sobre ele.

Texto : Celso Antônio



Membro da polícia da república de Moçambique sargento efectivo ao comando provincial da PRM em Sofala que em vida respondia pelo nome de Alberto gimo de 34 anos de idade perdeu a vida no último sábado 15 de outubro após a viga do coroamento da varanda cair sobre ele .

Segundo o comunicado emitido pelo comando provincial ele encontra- se sentado na varanda da sua residência no bairro do Macurungo quando de repente desabou e caiu sobre ele a viga de coroamento tendo perdido a vida no local. 

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM SOFALA


 

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

CHAPARICA EXIGE RESULTADO AOS SECTORES ALOCADOS MEIOS CIRCULANTES



 Texto: Edson M’ponda

Manuel Chaparica colocando champanhe


Este pronunciamento foi hoje (17.10) proferido pelo Presidente do Conselho Municipal da Cidade do Dondo, Manuel Chaparica, durante a cerimónia de entrega de 04 motorizadas recentemente adqueridas.


Estes meios circulantes de marca LIFAN CAMEL, adquirido por fundos próprios estarão alocados aos Pelouros de Administração e Desenvolvimento Institucional, Cooperação Estudo e Projetos, Salubridade Urbana e Meio Ambiente e no sector da UGEA.



“Espera-se com estes meios, agilidade e flexibilidade na execução das diversas actividades dos Pelouros, no que concerne a entrega de expedientes em Instituições longínquas de modo a responder com rapidez às necessidades dos munícipes desta urbe.” Avançou Chaparica




sábado, 15 de outubro de 2022

𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐃𝐄 𝟏,𝟓𝟎𝟎 𝐇𝐀𝐁𝐈𝐓𝐀𝐍𝐓𝐄𝐒 𝐃𝐎 𝐏𝐎𝐕𝐎𝐀𝐃𝐎 𝐃𝐄 𝐌𝐔𝐙𝐈𝐌𝐁𝐈𝐓𝐄 𝐁𝐄𝐍𝐄𝐅𝐈𝐂𝐈𝐀𝐌 𝐃𝐄 Á𝐆𝐔𝐀 𝐏𝐎𝐓Á𝐕𝐄𝐋.



Texto: Edson M’ponda 



O Governador da Província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha, procedeu na tarde de hoje, 14 de Outubro do em curso, a inauguração do Sistema Multiuso de Abastecimento de Água com recurso a Energia solar em Muzimbite, Distrito do Dondo.

O acto ocorre no âmbito da celebração do dia Mundial das Lavagem das Mãos que hoje se comemora sob lema: Unidos para Higiene Universal das Mãos, numa parceria com a UNICEFF.


Na ocasião, o Governante enalteceu o esforço da UNICEFF, pela cooperação e apelou a população para a denúncia os casos de má-fé, de vandalização ou de furto de materiais que possam provocar a roptura da capacidade instalada.


Importa realçar que o Sistema está orçado em mais de 3,4 milhões de Meticais, mais de 1.500 habitantes do povoado de Muzimbite deixarão de consumir água imprópria, o que significa um incremento na cobertura local.




EMPRESÁRIO AMEAÇA DESTRUIR LINHA DE MÉDIA TENSÃO USADA PELA EDM SEM O SEU CONSENTIMENTO EM TETE

 Texto: Farah Nazareth 

Através de uma carta submetida esta quinta-feira(13/10), à delegação da Electricidade de Moçambique (EDM) em Tete, um empresário de nome Carlos de Matos, contestou a utilização sem o seu consentimento da sua linha de média tensão no bairro Mpáduè e prometeu destruí-la no dia 22 do mês em curso.


A linha é composta por 12 postes, cabos, isoladores e outros materiais que o empresário comprou e mandou instalar há mais de 10 anos, para beneficiar a sua fábrica, considerando que teve de mandar vir o equipamento de fora do país.


Matos explicou que a EDM, fez desvios de corrente eléctrica, sem pedir autorização, com objectivo de  beneficiar dois dos seus clientes localizados naquela cidade.


“Deveria pedir indemnização, porque a EDM está a usar uma linha privada, que nem sequer estava ligada à rede para fazer negócio. Essa é uma postura abusiva. Mas amigavelmente, há seis meses, propus que me pagassem 50 por cento dos custos, e a empresa recusou-se. Portanto, já tenho o equipamento pronto para remover tudo que me pertence”, disse o empresário, citado pelo JORNAL NOTÍCIAS, garantido que não irá submeter o caso ao tribunal.


Por sua vez, o delegado da EDM em Tete, Carlos Muhorro Júnior, tranquilizou os clientes, entre eles uma estância hoteleira, afirmando que caso o empresário remova o seu material, a empresa irá a tempo de instalar uma outra linha e assegurar que os mesmos não fiquem sem energia.

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

MORREU UMA DAS MELHORES CANTORAS DO PAÍS

          

 Texto: Adelino António 



Morreu  uma das melhores vozes da musica moçambicanas mais conhecida por Guêguê neste ultimo final de semana vitimas de doença no Hospital Provincial de Nampula a cantora vinha padecendo da doença ja ha bastante tempo em vida foi uma das cantoras mais premiadas do mundo da cultural musical foi vencedora do Ngoma Moçambique e Top feminino tendo sido considerada uma das melhores vozes feminina do País tendo conquistado vários prémios nacionais e internacionais.

PRM INTERCEPTA 14 SUSPEITOS DE RECRUTAMENTO PARA INSURGENTES

 Texto: Farah Nazareth 



Polícia anuncia ter intercetado 14 jovens em Chimoio, centro de Moçambique, por suspeita de estarem a ser recrutados para grupos que aterrorizam Cabo Delgado, norte do país.

O grupo de moçambicanos, com idades entre 16 e 38 anos, seguia num veículo de transporte de passageiros quando foi abordado pela polícia, referiu,  ( Mário Arnança, porta-voz da corporação na província de Manica.

Exército diz que Nampula está livre da ameaça terrorista

Militar das Forças Armadas de Defesa de Moçambique

Uma mulher de 43 anos, que se presume ser de nacionalidade zimbabwana, foi detida por suspeita de envolvimento no caso.

A mulher nega as acusações, afirmando que levava o grupo para participar numa apresentação de danças tradicionais em Inhambane, no sul de Moçambique

LIXEIRA QUE MATOU 16 PESSOAS EM MAPUTO VAI CONTINUAR ATIVA

Texto: Farah Nazareth 



Segundo o município, o local que tinha sido identificado para acolher a nova lixeira de Maputo não estará disponível em breve. E o aterro da Katembe só deverá estar pronto em 2024.

A lixeira de Hulene, na cidade de Maputo, onde 16 pessoas morreram num desabamento em 2018, vai continuar em funcionamento por mais tempo, por ainda não haver uma solução definitiva, avançou o município da capital moçambicana.


Segundo o vereador do Ordenamento Territorial, Ambiente e Urbanização do Conselho Municipal de Maputo, Silva Magaia, em declarações ao canal público TVM, o local que tinha sido identificado para acolher a nova lixeira de Maputo não estará disponível a breve trecho

Enquanto não for concebida uma solução definitiva, o município de Maputo continuará a estudar e a incrementar os mecanismos de segurança nesta lixeira para que continue a receber resíduos recolhidos na urbe, por mais tempo, declarou Magaia

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

MORADORES REVOLTADOS NA CIDADE DA BEIRA

Falta de recolha de resíduos sólidos deixa moradores do bairro do Macurungo - revoltados 

Texto: Celso António 


Moradores do 8 bairro Macurungo estão revoltados com o conselho municipal da beira (CMB) tudo por conta da demora na remoção de resíduos sólidos naquele bairro a nossa fonte referiu que já se vão 3 meses que o caminhão do conselho municipal mão aparece naquele bairro para recolher os resíduos referiu algumas residentes daquele bairro estão sufocados com a situação e se o conselho municipal da beira não remover o lixo irão fazer justiça com as suas mãos uma vez que eles pagam a taxa de lixo e tal lixo não é removido provocando assim mau cheiro provocando doenças para as crianças do bairro entre outras enfermidades causadas pela não recolha de lixo a nossa equipe de reportagem entrou em contacto com o vereador da área Augusto manhoca ele disse que vai falar do assunto no momento oportuno  texto-4 Celso Antônio - sociedade.

CAMPEONATO PROVINCIAL DE FUTEBOL DE SOFALA EDIÇÃO 2022-2023

Texto: Celso António 

Liga Desportiva de Sofala vence Matchedje da Beira e líder isolado da competição 



Liga Desportiva de Sofala teve muitas dificuldades para se impor ao Ferroviário da Beira o jogo decorreu quarta-feira (12) no Estádio do Caldeirão do Chivive, no bairro da Manga, a Liga Desportiva orientado pelo mister Lucas barrarijo  entrou no jogo a pressionar o seu adversário Matchedje da Beira que não conseguia fazer com a bola até a baliza contrária da Liga Desportiva de Sofala a foram ao intervalo a liga a vencer por 1-0 golo apontado por Babo aos 44 minutos da primeira e assim foram intervalo na segunda parte a liga desportiva cresceu ainda mais no jogo pressionado mais adversário não dando tempo para o adversário sair em contra - ataque e 74 minutos frescou a sua equipe com as entradas de Nelson e saída de Babo e ainda saída de Naldo e entrada de selton Ao apagar das luzes aos 94 minutos Shelton marca o golo que deu triunfo a equipa da liga desportiva de Sofala . Texto-3 : Celso Antônio.

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

PROFESSORES DA CIDADE DO DONDO JUNTAM-SE A EDILIDADE NA CAMPANHA DE LIMPEZA

EM SOFALA


Texto: Edson M’ponda 

Um grupo de Professores do Dondo, foram à rua na manhã de hoje, 12 de Outubro do ano em curso, juntar-se a Edilidade na campanha de limpeza nas principais artérias da Cidade.

O Acto ocorre no âmbito das festividades do dia do Professor, que é comemorado em todo 12 de Outubro, e desta vez, organizados em grupo os educadores daquela urbe decidiram realizar algumas actividades ligados à área de Salubridade e Meio Ambiente.

Uma actividade que contou com a participação de 60 professores de diversas escolas e o Pelouro de Meio Ambiente do Conselho Municipal do Dondo, teve o seu início às 06 horas do dia de hoje.





VIAS DE ACESSO INTERROMPIDAS POR VALAS DE DRENAGEM IMPROVISADAS


 

sábado, 8 de outubro de 2022

VIAS DE ACESSO INTERROMPIDAS DIFICULTAM A TRAVESSIA DE PESSOAS E BENS NA ZONA DE CHOTA NA CIDADE DA BEIRA

Texto: Ines Sardinha




Localizada arredores da cidade da beira com cerca de 6000 habitantes , bairro suburbano que antes era visto como um lugar de lazer , hoje  chota   sofre de inundações e erosão .

As águas da chuva estao a danificar ainda mais as ruas daquela zona e dificulta a passagem de utentes naquela urbe, trata-se de uma zona de expansão ,os municípes pedem a quem de direito para a reparação das vias de acesso.

Oconselho municipal da cidade da beira diz estar a par do assunto e que em breve arracaram as obras de reabilitação das ruas esburacadas.

Outro problema que assola este bairro segundo os municípes é a questão das pontes que fazem travessia de uma margem para outra , sendo estás improvisadas que não oferecem nenhuma segurança.

MORADORES INSATISFEITOS COM AS AUTORIDADES POLICIAS DEVIDO AO ELEVADO ÍNDICE DE CRIMINALIDADE NA CIDAE DA BEIRA

EM SOFALA 

Texto: Adelino António

Moradores do bairro da Munhava na Cidade Provincial de Sofala, Beira, mostram-se agastados com o elevado números de criminalidade.


O acto é manifestado pelos moradores da Unidade C, que dizem estarem cansados e inseguros e dizem que pretendem fazer a justiça com suas próprias mãos para acabar colmatar actos violentos a nível do bairro. 


A nossa equipe de reportagem apurou que maior parte dos moradores do famoso bairro da Munhava tem circulado nas noites, alguns vindo do trabalhos e outros das escolas e que os populares destes mesmos bairros sentem assustados e insatisfeitos com a nova onda de assaltos que tem assolado o bairro nos últimos tempos num olhar impávido da Polícia da República de Moçambique, a quem dizem estarem cansados de pedir socorro.


Segundo a senhora Rita Bamo, Coordenadora das mães no bairro da Munhava, alega que os malfeitores tem usados objectos contundentes (vulgo catanas )para roubar, estuprar e matar suas vitimas na calada da noite causando terror e a semear luto nos seios dos familias residentes daquele mesmos bairros.

domingo, 2 de outubro de 2022

AGENTES DA SEGURANÇA DO ESTADO SUSPEITOS EM ENVOLVIMENTO EM CRIME ORGANIZADO

Texto: Farah Nazareth



Há mais de onze anos que Moçambique é abalado por crimes de raptos e posterior cobrança de valores de resgate. Em alguns casos há suspeitas de envolvimento de agentes da segurança do Estado nestes crimes.

Recentemente, um grupo que inclui elementos da polícia afetos à proteção de altas individualidades foi detido em Manica, acusado de envolvimento em casos de rapto e sequestro. A rede estendia-se até Sofala, onde é apontada como autora de vários sequestros que ocorrem com regularidade nas duas províncias do centro de Moçambique, e que alvejavam empresários.


Um dos integrantes do grupo de suspeitos, agente da polícia, confessou ter participado num rapto. No interrogatório pela polícia acusou um colega de serviço de o ter coagido a neutralizar a suposta vítima porque a mesma estaria a consumir drogas.


"Quando nos cruzámos com ele aqui na padaria Índico parámos o carro em frente da viatura dele e ele desceu para o neutralizar”, contou agente da corporação detido.

sábado, 1 de outubro de 2022

FERROVIÁRIO DA BEIRA NOS QUARTOS DE FINAl

Texto: Celso António

Taça de Moçambique Edição 2022


O Ferroviário da Beira confirmou na passada quarta feira, 28 de Setembro, a sua superioridade ao golear por 3- 0 o Sumia FC de Mocuba em jogos dos quartos de final da taça de Moçambique , disputado no caldeirão do Chiveve . Com o triunfo a equipa " locomotivas" do chiveve garantiu a sua qualificação para as meias de - finais da competição , cujos jogos estão agendados entre os dia 1 e 2 de novembro próximo.para além do ferroviário da beira , estão apuradas as formações da união desportiva de songo , que despachou " em casa baía de Pemba por 5- 2 enquanto o ferroviário de Maputo venceu o costa do sol por 2- 0 e associação desportiva de vilankulo que derrotou Associação black Bulls por 5- 3 resultado encontrado na lotaria das grande penalidade depois de nulo no final do tempo regulamentar e período de prolongamento . Apesar do resultado volumoso o sumeia FC de Mocuba vendeu caro a derrota , discutindo o jogo em pé de igualdade. Mas a qualidade individual e coletiva dos jogadores do ferroviário da beira foi penosa e determinante neste desfecho.



Foi um jogo tenso e bem disputado . Na primeira parte assistiu- se  a um desafio meio equilibrado , na última  parte o ferroviário teve um ligeiro domínio sobretudo aos 15 minutos . As duas equipas começaram o jogo com muita intensidade , a demonstrar vontade de querer vencer sobretudo os anfitriões que tinham maior responsabilidade devido a vários factores , primeiro pelo seu nível competitivo e segundo pelo facto de estar a jogar no  reduto .o sumeia FC de Mocuba não se deixou abalar pelo tento sofrido com alguma classe começou a discutir o jogo em pé de igualdade , aventurando muito ataque e contra-cheque ataques rápidos , sem incomodar o guarda- redes contrário. O sumeia FC ressentiu o golo sofrido e baixou um pouco de intensidade e viu o adversário a buscar mais o Jogo e aos 85 minutos pepo marca um golaço muito festejado nas bancadas fixou o resultado em 3- 0.



LOCOMOTIVAS DA BEIRA EMPATAM E COLOCAM A UDS ENTRE OS CARRIS

  Texto: Edson Ganunga O Caldeirão de Chiveve foi o palco escolhido para a disputa de três pontos na décima segunda jornada do campeonato na...